quinta-feira, 17 de março de 2011

Praga - Republic Czech

Confesso que não sei por onde começar a falar sobre esta viagem...o que posso dizer de Praga. - Que foi a melhor viagem da vida? Que é melhor que Paris, Amsterdam ou Roma? Tudo isso é pouco ainda.....
O diferencial de Praga que a cidade inteira é uma atração, diferente de Roma ou Paris por exemplo que tem os pontos turistícos com o Colisseo, Fonte de Trevi, Torrel Eiffel entre outros, Praga tbem tem os seus pontos turisticos mas a cidade inteira é espetacular....acho que esta palavra ilustra bem o que achei de Praga: ESPETACULAR .

Nesta viagem tivemos a companhia de dois amigos nossos, o Thiago e o Bruno na época moravamos juntos na mesma casa, e na ocasião comenta-mos que iriamos para Praga em março e perguntamos se eles não gostariam de ir tbem pois nenhum dos dois conhecia Praga ainda.
E no final das contas tudo deu certo, acharam passagem com preços bons e reservaram hotel próximo do nosso. 
Eu e a Dani fomos na Sexta a noite e iriamos encontrar com eles no Sábado de manhã pois eles iriam chegar as 10hs.

Chegando no Aeroporto de Praga pegamos o Bus 119 na parte externa, que em 10 min. nos levou até a estação de Metro de Djavenko. Lá pegamos o Metro A (linha verde) após 5 paradas chegamos na Estação Muzeum. Saimos bem em frente a Praça Wenceslau que após uns 7 min. caminhando chegamos no nosso hotel. Mas antes de ir para o hotel tiramos umas fotos da nossa primeira imagem de Praga......

Primeiros momentos em Praga
Praça Wenceslau a noite
Primeira impressão, foi ótima!

Diferente do hostel de Amsterdam desta vez nós demos bem, o Hotel era excelente, o quarto, o café da manhã enfim tudo. Com certeza ficarimos lá novamente. Ahhh fica ai a dica de hospedagem:
http://www.hotelamarilisjerome.com
nosso quarto pelos próximos 2 dias
quero um deste na minha casa
recepção
 
Sábado amanheceu com um lindo céu azul, pensamos hoje o dia promete, após o cafézão da manhã fomos para a Praça Wenceslau, está praça é um lugar emblemático da República Tcheca, uma espécie de palco onde tudo acontece.  Só para mencionar dois fatos – a Primavera de Praga (protestos contra o regime comunista, em 1968) e a Revolução de Veludo, em 1989 (novamente protestos contra o comunismo, que desta vez derrubaram o regime).

Sábado de manhã - Praça Wenceslau
Museu e a estátua de wenceslau

Vendo a Praça hoje, é até estranho imaginá-la ocupada por tanques soviéticos, ou lotada de pessoas em protestos pacíficos. Mas assim foi. E assim é, e será, sempre que os tchecos precisarem se reunir publicamente. Nos últimos tempos, os encontros são bem mais tranquilos, geralmente para celebrações ou mostras de arte.
A Praça Venceslau, na verdade, não é uma praça propriamente dita. Ela só tem essa característica em uma de suas pontas, a mais próxima do Museu Nacional. Ali, onde está a estátua de São Venceslau, o calçadão domina e pedestres transitam incessantemente. Porém, a praça que não é praça se estende por quase um quilômetro, chegando à beira da Cidade Velha, na rua Na Prikope. E em 90% de sua extensão ela é mais uma avenida, ao longo verá muitas lojas, museus, restaurantes, hotéis.

Arquitetura típica
Lojas e hotéis pela avenida
Vista da extensão da praça
Dia iniciando
Indo para Praça Central (Old Tower Square)
adoro estes bequinhos

Seguindo a avenida chegamos na "Old Tower Square" lugar onde marcamos para encontrar o Thiago e o Bruno.
Se você ver uma multidão de pessoas junto à lateral do prédio da antiga prefeitura, pode ter certeza que elas estão aguardando pelas badaladas do Radnice, o relógio medieval. A cada hora cheia Cristo seguido por seus doze apóstolos fazem uma procissão, saindo de uma pequena portinhola situada na parte superior. Atrás seguem figuras humanas representando a Avareza, Vaidade, Morte e o Turco. O relógio data do século 15, sendo que logo abaixo foi instalado, em 1865,  um relógio astronômico, com os símbolos do zodíaco.
Caminhando pela praça você vai encontrar ainda a igreja Chrám Matry Bozí Pred Týnem (Týn Church) conhecida por suas duas torres que representam Adão e Eva. Erguida entre os séculos 14 e 16 em estilo gótico-sacro, teve seu interior reconstruído como barroco no século 17. Diversas bancas vendendo artesanato e doces deliciosos se encontra ao em torno da praça tbem.


Relógio Astronomico
 
Týn Church
Quase na hora
Prédios ao redor da praça
Dia perfeito
Galera reunida
Praça com a igreja ao fundo

Após uma fotos e ver o rélogio tocar, seguimos para o Castelo de Praga para chegar lá temos que atravesar a ponte para o outro lado da cidade, e foi onde tivemos a nossa primeiro visão da Ponte Charles (falaremos depois dela). O Castelo que se encontra num dos pontos mais alto da cidade é na verdade um complexo de prédios, igrejas e edifícios históricos. Apesar de ficar próximo ao Little Quarter (Malá Strana) que é a parte de Praga que sofreu menos com a destruição e arrasos do passado, o Castelo conta com incêndios e invasões na sua história. Entretanto conseguiu que igrejas, capelas e torres fossem conservados, desde o esplendor da época gótica da Catedral de São Vito até as modificações renascentistas feitas pelos Habsburgos, que também deixaram rastros por aqui.

Ao fundo a Ponte Charles
Primeira vista do Castelo de Praga
Dividindo lindos momentos
Indo para o Castelo
Linda vista, Lindo dia

Chegando no Castelo damos de cara com a Igreja de São Vito, confesso que fiquei sem palavras, são tantos os detalhes que daria para ficar o dia inteiro admirando a beleza do lugar, ela é tão imponente que nossos olhos não consegui se fixar num ponto só. Todo mundo pára e tenta enquadrá-la na câmera, o que não é uma tarefa fácil... Eu mesmo fiz vááárias tentativas, vários ângulos, vários focos diferentes, cada detalhe em uma foto diferente...

Igreja de São Vito
Muitossss detalhes
Dentro que vemos a grandiosidade
Sem comentários
Os vitrais são uma obra a parte
Lindo em todos os sentidos
Tentando fazer a melhor foto
Lateral
detalhes
Parte de trás da Igreja
Indo em direção ao fundo da Igreja temos um mirante onde podemos ter uma vista geral da cidade, como o Ponte Charles, Old Tower Square ao fundo, e todas as construções e atrações da cidade. Imperdível!!!!

mirante
Vista da cidade
Vista da cidade
lindo não acham?
 
Esta é a entrada principal todos os dias tem uma multidão na frente aguardando pela troca da guarda como em Londres.....

Entrada principal
Portão de entrada, e suas estatuas
Vista do complexo do castelo
Troca da guarda
Todos esperando....
Durou uns 2 min.

Descendo o morro fomos pelo lado oposto do que subimos, iriamos passar pela ponte Charles para o Thiago e o Bruno irem para o hotel largar a mochila e fazer o check-in no hotel deles, para depois continuarmos a nossa excursão pela cidade, pq ficar com a mochila nas costas ninguém merece não é mesmo?!
 
Imagens da nossa descida....
Indo para a Ponte Charles
Entrando na Ponte
construção iniciada em 1357
 
Essa obra gótica com 520 m de extensão teve sua construção iniciada em 1357, por ordem de Carlos 4º, e hoje é um dos símbolos de Praga, ligando as duas partes da cidade por sobre o rio Vltava. Desde 1950, é proibido o tráfego de veículos sobre a ponte, que se transformou em um calçadão movimentado. Dos dois lados da ponte há réplicas de estátuas góticas e barrocas com imagens de santos católicos. Em cada uma das extremidades da ponte há torres de onde se pode vislumbrar o colorido dos telhados e as centenas de agulhas das igrejas de Praga.

detalhes das estatuas
elas estão por toda a ponte
Ponte e o Castelo ao fundo
linda imagem.....
Torre da entrada
Perfeito
Mal sabiamos que iriamos andar num barquinho deste..

Enquanto estavam fazendo o check-in no hotel o recepcionista comentou sobre um tour que teria a noite, mais exatamente das 6h as 10 da noite concistia em um bus pegaria a gente no hotel, e nós levaria até um barco na beira do rio vitava onde iriamos navegar pelo rio com direito a um buffet de jantar e música ao vivo. Eu, o Thiago e o Bruno (a Dani estava no hotel descansando um pouco enquanto eu fui junto para fazer o check-in deles) pensamos que seria legal uma experiència interessante, iriamos ver a cidade a noite de outro ângulo, e tbem um buffet de jantar fez nossos olhos brilhar...kkkkk, pois não tinhamos comido nada o dia inteiro (era 15hs da tarde já) e seria interessante comer uma comida tcheca e conhecer um pouco da culinária deles. Então topamos a idéia e resolvemos  ir. Agora o próximo passo seria negociar para ver se rolava um desconto, papo vai papo vem, conseguimos 50% de desconto isso mesmo.....kkkkk, ele (atendente) consegui nos incluir como grupo (4 pessoas) e como estudantes.....então tivemos este descontão.....melhor que isso só dois disso.....kkkkkkk
PERFEITO.... a noite já estava garantida!!!!

Resolvemos ir comer um lanche só para enganar o estômago, mas primeiro passamos no nosso hotel e pegamos a Dani.

Teriamos umas 2 horas ainda, até o bus passar no hotel para nos pegar, então resolvemos ir com Thiago e o Bruno a Praça Wenceslau, pois eles ainda não tinham ido lá e tbem era próximo do hotel, e não perderiamos muito tempo.......

Dani fazendo pose
Eu fazendo pose
Seguranças
é nois
 
Bom chegamos no barco mais ou menos 6 e meia e a primeira vista foi ótima o barco era grande com 2 andares, um deck na parte de cima ótima para umas fotos durante o percurso do passeio.


entrando no titanic....kkkkk
mas não afundou, não!!!!!!

Ahhh fizemos um video para mostrar um pouco do que fizemos lá.....kkkkkkk




O buffet estava ótimo, muitoooo bom mesmo com bastante variedades e bem típico, com direito a mesa de frios e sobremesa. Comida tcheca está aprovada, me servi duas vezes....kkkkkk
No percurso inter-calamos entre a parte externa (segundo andar) e a parte interna, pois mesmo agasalhado estava bem friozinho lá fora. Tiravamos umas fotinhos, curtiamos a vista um pouco e entravamos para curtir a música, beber e jogar papo fora.....
A noite foi excelente, todos nós concordamos que fizemos a coisa certa em pegar este passeio, pois tudo estava ótimo e aproveitamos mesmo......

Começo da festa
parte interna
segundo andar
A tão aguardada hora....
vista da cidade a noite
vista da cidade a noite
vista da cidade a noite
vista da cidade a noite
Ponte charles a noite
Após o passeio tinhamos intensão de ir para algum bar e curtir a noite pois o passeio acabaria as 22hs. Mas na real estavamos tão cansados que não teriamos "pique" haja visto que terminado o passeio, o bus iria nos deixaria na porta do hotel e isso foi um forte motivo....kkkkkk, realmente estavamos cansados e resolvemos então ir dormir para acordar com as pilhas recarregadas para aproveitar o domingão......

Domingo começou com o mesmo atendente nos oferecendo um passeio de bus (aqueles turisticos) confesso que em nenhuma viagem que eu e a dani fizemos usamos este tipo de bus que vai passando pelos pontos turísticos e vai falando um pouco da história do lugar.
Não acho uma má idéia este bus mas para nós infelizmente não aproveitamos muito, uma porque a cidade é pequena e muito dos lugares que iria passar(percurso), nós já tinhamos ido, e outra que pegamos o bus perto do meio dia e as 5 da tarde é o último percurso.
De qualquer maneira fomo para este tour, e a primeira parada era no Castelo de Praga, como disse já tinhamos ido, mas resolvemos descer e ir lá novamente para ver se tinha algo que esquecemos de ver na primeira vez.....
Seguindo o tour a próxima parada foi perto da Ponte Charles onde descemos e tiramos umas fotos na base da ponte, e percorremos uma parte que não tinhamos andado ainda que era....

Quem ve até pensa....
Olha to de olho em....
Senta para fazer uma passagem...
hummmmmm
Deu mole....pimba!!!!kkkkk
Ai em Dani
Ponte Charles novamente....
Show
Vamo Thiago corre
Ponte Charles ao fundo

 ....o Mala Strana é uma região de ruas antigas, estreitas e curvas, repleta de casas barrocas e renascentistas, igrejas, palácios e lojas diversas o transformaram num dos lugares mais freqüentados por moradores e turistas como nós. Por aqui nada mudou desde o século 18. Dizem que esta região é a própria essência de Praga, e não foi ainda tão contaminada pela influência turística que a cada vez mais deixa marcas pela cidade.  Está situado aos pés do castelo de Praga. No coração de Mala Strana situa-se a praça Malastranske Namesti, cercada de lojinhas e simpáticos restaurantes. Por duas vezes este bairro foi destruído, a primeira em 1419, devido à guerra com os Hussitas, e a segunda no grande incêndio de 1514.

Caminhando e conhecendo
1 min. para descansar
Detalhes do banco
Charme
Um de cada vez....
Detalhe: Sinaleira no beco....kkkk
 
Foi aqui que andando achamos um restaurante bem bonitinho que acabou sendo o nosso ponto base....onde almoçamos tomamos algumas cervejas pois o dia estava ótimo e com um solzinho querendo dar o ar da graça. 

Achamos o nosso restaurante...
A nós
Nosso ponte base....cervejinha para molhar o bico

Como estavamos próximo a ponte Charles resolvemos passar por ela novamente pois a ponte é um ponto de encontro de artistas e músicos e de um dia para o outro as coisas mudam

Foto do Castelo tirado em cima da ponte
Uma das Torres da Ponte Charles
Vista do Rio Vitava com o Castelo ao Fundo

Após percorer a ponte, resolvemos subir no bus mas já era quase 5 da tarde e o bus estava terminando o passeio então usamos o bus apenas para nós levar novamente ao hotel para pegarmos nossas mochilas.

Dani nós chamando.....Corre!!!!!


Em Nove Mesto, que é a parte nova da cidade, tem o prédio chamado Dancing House, do arquiteo americano Frank Gehry. Parece um prédio torto, mas o formato seria o de um casal dançando. Para chegar lá, desça na estação de metrô Karlovo Namesti.


Prédio dançante de dia
Prédio dançante denoite

Já com as mochilas nas costas e curtindo os últmos momentos em Praga, pois nosso vôo era as 21hs, fomos até a Praça do Relógio Astronòmico, e ver como é a vida no lugar a noite, e tivemos a grata surpresa que tem várias barraquinhas de artesanatos e comidas típicas....
 

Rélogio Astronômico
Churrasco Tcheco....rs
Barraquinhas na praça
Týn Church ao fundo
Um tipo de pão-doce, assado na grasa.
Old Tower Square

Terminando nosso passeio por Praga e aproveitando que a estação de metro que nos levaria para o aeroporto era próximo do Castelo de Praga,  tiramos as últimas fotos e nos despedimos de um dos ilustres cartões-postais da Republic Cezch. 

Castelo de Praga a noite

Conclusão, Praga é extremamente acolhedora faz a gente se sentir bem não sei explicar por que mas foi exatamente isso que senti. Povo super educado, as coisas não são caras tem preços justos bem diferente de outros lugares que vc as vezes se sempre assaltado.
Como disse com certeza Praga é uma das 3 melhores viagem que viz. E estes momentos ficaram guardados para sempre. Enfim sentiremos saudades mas felizes por ter tido a sorte de ter conhecido uma cidade tão bonita como esta!!!!
Está foi a minha PRAGA.

0 comentários: