quinta-feira, 3 de março de 2011

Amsterdam

Incrível mas tem lugares que de tanto a gente falar, pesquisar, ler, parece que já conhecemos a tempos. Vocês não tem esta impressão as vezes? - Esta foi exatamente a sensação que tive de Amsterdam. Acho que de tanto que eu queria conheçer a cidade ela já me parecia familiar.....muito engraçado!
Nem preciso dizer que ADOREI tudo, aquelas ruazinhas, a educação do povo, as centenas de pontes, os canais, enfim tudo é maravilhoso. Ficava imaginando como deve ser a cidade no agito do verão, com aqueles parques e ruas cheios. 
Vou ter que voltar no verão para descobrir, isso é certo!!!!!!

Sobre a viagem foi super tranquila, apesar que a Sexta-feira foi um pouco estressante psicológicamente pois trabalhei bastante as 6 da manhã ja estava na lida, para poder terminar TUDO até as 15:00 pois o voo era as 18:00, tinha que ir até em casa pegar a mochila, ir até a Estação de Victoria para ai sim pegar o trem até o Aeroporto de Gatwich que fica a uns 45 min. de Londres.
Viajamos pela EasyJet, o voo teve um atraso de quase 1h, mas foi tranquilo sem problema algum, bem diferente do voo para Roma. Chegando no aeroporto, compramos as passagens de metro Aeroporto/Estação Central em Amsterdam por 7,40 euros ida/volta tudo muito fácil e tranquilo, não tem como errar!!!!! A viagem de trem dura uns 20 min.
Chegando na Estação Central, fomos até a parte externa pegar o "Tram 9" pagamos 2,70 euros vãlido por 1 hora apenas (são como os bondinhos eletrícos). Descemos na Sétima parada, após descermos eu errei a rua que tinhamos que pegar para chegar no hostel e nos perdemos um pouquinho, antes de irmos muito longe da parada do Trams (era o ponto de referencia do Hostel) perdimos informação e um Senhor muito educado e gentil, acabou nos levando até a rua do nosso hostel. Ficamos até surpresos quando o senhor disse que era para a gente seguir ele, mas percebemos depois que educação é o ponte forte dos holandeses. Temos muito chão para percorrer ainda, para o nosso BRASILzão chegar perto!!!!

Mas mal sabiamos que o nosso problema estava apenas começando (eu conto!!!).
O Hostel reservei pelo site Booking.com, que é o site que estou usando para reservar todos os hoteis das viagens que estamos fazendo, mas infelizmente apesar de ler os comentários para evitar ao máximo as "roubadas" desta vez caimos numa........
Sem dúvida alguma este foi o pior hotel/hostel que ficamos nestas viagens que estamos fazendo. A localização era o seu ponto alto, mas a qualidade ficou a desejar, era muito barulho pois cometi o erro de reservar um quarto com banheiro compartilhado e por azar o nosso quarto era do lado do banheiro, isso quer dizer que todo mundo tinha que passar na frente do nosso quarto para ir no banheiro, então imaginem só. Mal conseguimos dormir a noite, mas tudo bem a vida é assim, vivendo e aprendendo!!!!!

No Sábado demanhã amanheceu chovendo, infelizmente!!!! que azar, né?! Mas como bons turistas, não seria uma chuvinha que iria estragar o nosso dia, não é mesmo!!!! Descemos tomamos o nosso café normalmente e por volta das 10:30hs fomos pra rua. A primeira coisa que tinhamos que fazer era lógico comprar um guarda-chuva, não era aquelaaaaa chuva mais era uma chuvinha chata, achamos uma loja depois de uns 10 min. caminhando e pagamos a barbada de 7,50 euros.....rs (que roubo!!!)
Agora devidamente prontos focamos no nosso roteiro. Tinha planejado que no Sábado (primeiro dia) iriamos fazer todos os pontos mais longe do centro da cidade, para deixar o "centro" para o domingo, porque no Domingo iriamos estar com as mochilas e queriamos evitar nos desgastar com longos percursos.
Aproveitando a nossa localização já que estavamos próx. de tudo, começamos pela Praça Rembrandt, muito interessando o caminho do hostel até aqui. Com muitas lojinhas de comida, vinhos.






Na praça como não podia faltar tinha uma Estátua do pintor Rembrandt bem no centro. Mas nesta praça o que realmente me chamou a atenção foi quando vi o primeiro Coffeshop (Urúúúú) pois tinha muita vontade de conhecer, de saber como é, estas coisas. E não sei porque ele acabou se tornando o meu preferido. Entramos, sentamos pedi uma cerveja a Dani tomou um suco de laranja já que estava um pouquinho gripada, e ficamos lá descansando e curtindo o clima do lugar, foi ai que percebemos que não era nem meio-dia ainda e eu já estava bebendo, imaginem como foi o meu dia.....kkkkkk






Depois desta parada estratégica, a boa notícia é que a chuva começou a parar. Isso foi ótimo pois queriamos fazer tudo a pé para conhecer realmente a cidade, e com chuva iria ficar difícil, mas como ela deu uma trégua, retomamos o planejado!!!!
Caminhando cerca de uns 10 min. chegamos na WaterlooPlein é outra praça que no verão tem muitas barraquinhas vendendo varias coisas de segunda mão, mas como tinha chuvido e era inverno estas atrações não tinham, mas o entorno da praça tem muitos museus para quem gosta. Como disse entrar em museus não estava nos nossos planos neste primeira passagem por Amsterdam. Após andarmos pela praça fomos em direção ao Vondelpark, que é o maior e o principal parque de Amsterdam, sabemos que ir em parque no inverno não é a mesma coisa que ir no verão, mas mesmo assim o parque é muito bonito com lindos lagos, gramados, fiquei imaginando que show deve ser no verão, com certeza deve ser um lugar muito frequentado, tanto para quem gosta de praticar esportes ou apenas ficar lá deitado no gramado conversando e somando um solzinho....





Saindo do Vondelpark e caminhando poucos minutos chegamos no Museum Plein outra praça onde se encontra o Museu Van Gohn e tbem aquelas famosas letras Iamsterdam, que todo bom turista vai lá para tirar fotos.









Confesso que penssamos em entrar no Museu pois não é sempre que temos a chance de ver pessoalmente as obras deste magnifíco pintor mas seguimos firme e forte o nosso cronograma, deixamos isso para a próxima visita a cidade.

Depois das seções de fotos, a fome começou a bater e fomos procurando algo pelo caminho e por sorte achamos um lugar onde tinha vários restaurante, como HardRock Café, Wagamana entre outros. Resolvemos entrar no Wagamana conheciamos por nome pois tem vários aqui em Londres mas nunca tinhamos entrado, resolvemos ver qual é. Para nossa sorte a comida era muito boa e o preço razoável, a Dani como estava um pouco resfriada pediu uma sopa, mais veio um pratão de sopa com legumes com noodles, muito gostosa mesmo, recomendadíssíma. Se eu soubesse que era assim teria pedido um para mim tbem, mas acabei pedindo um prato de massa com frango, muito bom tbem!!!!


Um fato engraçado me chamou a atenção. Sentamos, fizemos nossos pedidos de comida e bebida tudo certinho até ai nada de mais. Após alguns minutos (rápido por sinal) a garçonete veio trouxe a nossa comida e esqueçeu de trazer a bebida, até ai normal tbem quantas vezes vamos em restaurante e temos que pedir para o garçon ou garçonete nos trazer a bebida que esqueçeu, não é mesmo? - Então foi exatamente isso que fiz, chamei pedi se ela poderia trazer as nossas bebidas pois já estavamos comendo, prontamente ela veio e trouxe as nossas bebidas, tudo normal tbem. O engraçado foi quando ela trouxe a conta, ela chegou trouxe a conta e me disse que não iriam cobraram as nossas bebidas pois tive que pedir para me trazer, e que porriso o gerente não iria nos cobrar as nossas bebidas. Fiquei surpreso pela atitude pois nunca imaginei que isso pudesse acontecer. Depois conversando com a Dani, percebi que eles que estão certos isso se chama respeito ao cliente, achamos estranho porque no Brasil, crescemos sem saber o que é isso, não temos esta cultura, porisso que achamos estranho!!!! Fiquei imaginando se isso acontece-se no Brasil....kkkkkk, iria quebrar muitos restaurantes!!!!!!!





Depois de comer e dar uma descansada, fomos em direção a Casa de Anna Frank, pra quem não sabe que é aquela garotinha que ficou escondida com os pais e mais 5 pessoas na casa durante a 2a Guerra Mundial, como eram judeus eram perseguidos e porisso tinham que ficar lá escondidos para não serem presos e levados para os Campos de Concentração. Mas infelizmente pouco tempo antes da guerra terminar, o Exêrcito Alemão encontrou eles. O pai e a mãe foram levamos para um campo de concentração e Anna e sua irmã para outro. A mãe acabou sendo morta na camara de gás e a Anna com 16 anos e a Irmã um pouco mais velha acabaram morrendo de Tifús uma doença que matou quase todos no outro campo de concentração. O pai por sorte foi o único da família que sobreviveu. Acabou achando o diário da filha Anna Frank que escreveu durante o período que estavam escondidos na casa, e publicou apenas 2 anos depois do fim da guerra. Virou um best-seller sendo um dos maiores sucesso de vendas da história. Então para relatar está triste e impressionante história a casa onde ficaram escondidos virou um Museu nos dias de hoje.
Como disse, deixamos para a próxima!!! tbem.....

Como já estava anoitecendo era umas 18hs resolvemos ir conhecer a FAMOSA Red Light District a noite, porque é a noite onde tudo acontece. Para quem não sabe é a famosa rua onde as garotas (putas) ficam numa vitrine se espondo só de calcinha e sutiã, ou de bikini.
- Confesso que fiquei surpreso pela qualidade do produto.....kkkkkkkk, caramba tinha só mulher bonita e com uns corpão que nossa, não imaginava que era assim, pensava que até teria uma ou outra "melhorzinha" mas não na quantidade que tinha!!!! Engraçado que até a Dani falava pra mim - Robert não tem mulher feia não, é uma puta mais bonita que a outra!!!! realmente nos chamou atenção!!! Infelizmente não deu para bater fotos delas.....




Ficamos lá andando por um tempinho vendo o "movimento" vendo os turistas negociando com elas e dando muitas risadas. Ahhh para que quiser saber, elas cobrar 50 euros por 25 min.!!!! Antes de ir para o Hostel não podiamos deixar de conhecer outro Coffeshop, descansar e tomar aquela cervejinha para depois irmos para o hostel "tentar" dormir para aproveitar o Domingão que seria um dia bem corrido tbem!!!!

Domingo chegou com um tempo razoável, pelo menos não estava mais chovendo, depois do café da manhã, subimos e terminamos de arrumar as coisas tinhamos que fazer o check-out antes do meio-dia, por volta das 10h30min resolvemos sair.
Como programado, o Domingo iriamos fazer o Centro, fomos direto para a famosa Praça Dam que é a principal praça bem em frente a Estação Central Amsterdam fizemos uma caminhada de uns 25min. até chegar lá. No caminho passamos novamente pela praça Rembrandt, como já estavamos ali mesmo, resolvemos tomar um café no mesmo Coffeshop que tinhamos ido no Sábado, fico sendo o nosso Coffeshop preferido....rs






Após esta paradinha, seguimos para Praça Dam, como disse é a principal praça de Amsterdam, pois esta próx. da Estação Central com grandes avenidas muito movimentado.



 



Resolvemos ficar caminhando pelas charmosas ruas do Centro para conhecer o lugar sem destino, vendo o comércio, entrando nas lojas, enfim explorando o lugar sem o compromisso de ir para "algum lugar" deixamos o dia livre......

Nós chamou a atenção umas máquinas de salgados que vc coloca 1,5 euros e escolhe entre várias opções, muito gostoso e "easy".
Mas cuidado para não cometer o mesmo erro que nós. Cada um custa 1,5 euros, pensamos bom, queremos 2 então vamos colocar 3 euros. Não é este o raciocinio? foi o que pensamos! Só que esta máquina só aceita o valor EXATO de 1,5 euros, se colocar 2 euros por exemplo, deu pra vc, perdeu 0,50 euro (não da troco). Como tinhamos colocado 3 euros e abriu SÓ uma portinha para pegar um salgado, pensei voces estão de brincadeira que acham que vou perder 1,5 euros. Fui reclamar com o atendente que tava lá. - Expliquei para o cara o acontecido, e ele começou a falar que a máquina só aceita o valor exato e blablabla.....eu falei não me interessa, eu coloquei 3 euros e quero 2 salgados, o cara não estava querendo me dar, até que um senhor Holandes que estava atrás de mim, viu e falou para o atendente que eu realmente tinha colocado 3 euros......não sei se foi por isso mas ai o cara me deu o outro, meio contra gosto mas deu.....ahhhh vai querer dar um de esperto para cima de mim....fala sério!!!!!!!



Na sequência fomos novamente dar uma voltinha na "Red Light District" para ver como é lá de dia, e tbem nos despedirmos das "queridas", tava curioso pra ver se durante o dia tinha alguma guerreira disposição......rs, como já era 14hs e tinhamos que ir para o aeroporto as 18hs não teriamos a chance de ver elas novamennte......kkkkk então seria o nosso adeus para elas!!!!!
  


Caminhando lá por perto, encontramos o Museu da Marihuana onde apenas batemos umas fotos da frente, mas na vitrini da entrada dava para ver que lá dentro se vendia de tudo sobre Marihuana, deste a erva mesmo, remédios, roupas, tênis enfim tudo extraído da erva.





A fome começou a apertar e comemos uns lanchinhos sentados na praça mesmo, apreciando o movimento, e após este descanço fomos para outro Coffeshop para tomar a última cervejinha na Holanda para em seguida ir para o Estação Central pegar o trem para nos levar até o Aeroporto.



RESUMO:
Amsterdam foi um excelente viagem, tirando os probleminhas da chuva no sábado, o hostel que não foi o que imaginavamos, o resto foi ÓTIMO, sabemos que deixamos de fazer muitas coisas, como visitar os milhares de museus por exemplo, isso tudo vamos deixar para ver aproveitar a cidade no Verão. Se gostamos dela no Inverno, imagina com sol, pessoas bonitas nas ruas, aquela cervejinha gelada enfim deve ser outra cidade e queremos aproveitar isso tudo NOVAMENTE. Um belo motivo para voltarmos. Então até a próxima Amsterdam, me aguarde que voltarei com certeza!!!!!!

0 comentários: