terça-feira, 1 de novembro de 2011

Brasil ou Inglaterra?




As vezes me pego pensando porque estou morando em Londres.
Falo isso porque este ano tive varios amigos e alguns conhecidos que voltaram para o Brasil e qd digo varios sao varios msm.....rs, algo em torno de 14 pessoas somente que eu conheço. 
Vejo e leio noticias que o Brasil hoje é um pais de oportunidades onde tudo esta acontecendo, que o crescimento esta a olhos vistos.
Então cabe esta pergunta: 
Será que todos estao certo e eu que estou errado? 
- Logico que cada um esta em busca de um proposito, de uma meta, nao podemos generalizar. A questao principal que vejo eh, que nao chegou a minha hora. Penso isso pq nao consigo ver o Brasil assim tao bem capaz de me fazer mudar de vida.  Estou aqui pouco mais de 2 anos e quase todos que voltaram estavam no minimo 4 anos outros a 10 por exemplo. Pegaram numa epoca que se trabalhava e se juntava muitoooo dinheiro, sem falar q o custo de vida era muitooooo menos que nos dias de hj. Ai da gosto nao eh msm? - Imagina agora vc trabalhando a msm coisa ou mais e nao juntar nada. Com certeza a ideia seria, "vamos embora" ou " o que estamos fazendo aqui" e com certeza eh isso que esta acontecendo. Junta tudo, o cambio baixo, o frio, a saudades da familia, como o crescimento do Brasil. Nao tem como ser diferente.

Quem pensa em morar no exterior por 4,5 anos para juntar uma boa grana/dinheiro para depois voltar e fazer a "vida" no Brasil, esquece isso não existe mais. Nos dias de hoje eh pura fantasia. 
Vc consegui, sim, juntar uma grana mas para viver bem "aqui".
Aqui em Londres vivo num pais onde sou estrangeiro e mesmo assim me sinto muito mais amparado que no meu proprio pais. Para ser alguem aqui nao precisa ter um "baita" emprego. 

Com meu trab. como Courier (trabalho mediano) mais o salario da Dani, conseguimos ter uma vida tranquila, temos carro, moramos na nossa casa, viajamos 4,5 vezes por ano ou mais, podemos jantar fora sempre que quisermos, boas roupas, enfim, uma vida boa sem luxo mas uma vida boa.  
Quanto penso que no Brasil vivia com a corda no pescoço, msm tendo um salário razoavel, fica ainda mais forte o desejo de que nao tem pq eu voltar "pelo menos agora".

Como disse aqui estou tranquilo, me sinto amparado, se ficar doente serei atendido, se tiver um filho o estado me dara respaldo, como colegio, casa e ajuda em dinheiro para ajudar a criar meu filho isso tudo sem falar na segurança que apesar de nao morar no melhor bairro de Londres nunca me senti ameaçado ou inseguro. 
Onde que sua mulher chegaria meia-noite do trabalho depois de pegar 2 onibus todos os dias sem que vc fique com aquela paranoia: - será que chega bem? - será que vai acontecer algo?

Isso tudo faz diferença e como disse não sou um filho da "terra" sou simplismente um imigrante que tenho meus direitos porque vivo legalmente e pago meus impostos.
E na minha terra o que teria, que segurança ou oportunidade meu pais me daria? A corrupção esta viva e muitooo viva, e pelo visto sempre estara. Num pais que coloca Tiririca, Romario entre outros não tem como ser levado a serio.

O que estou querendo falar com tudo isso, eh que nao existe o certo ou errado mas simplismente o seu desejo de querer voltar ou nao. E como disse o meu ainda nao chegou.
Sucesso para todos meus amigos que foram ou vao ainda. Que a sorte esteja com todos nos.

1 comentários:

Anônimo disse...

PÔ filho não tem dinheiro que pga a tranquilidade de vcs.estão fazendo a melhor coisa que poderiam fazer ter a vida dependente e conseguindo tdo por seus meritos unica coisa ruim disso tdo é ficar longe(saudades) mas sabendo que estão adquirindo o que foram buscar mto longe que tua mãe sabe que ira ter tdo nessa sua vida.Aqui esta Brasil bom mas tem mtas coisas a ser arrumadas vai demorar mto ,o que escreveu concordo plenamente ,ainda não chegou a hora de voltar com certeza vcs. estão mto melhor ai do que aqui tenho certeza.Fiquei triste ao saber que não vem mais no fim do ano vc.sabe o que faz.Vou programar ano que vem irei ve-lo. TE AMO