quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cidade de Bath / UK

A cidade de Bath, situada a 119 km de Londres. Fundada proximo de 863 A.C, pelo rei Celta Bladud, é uma cidade que foi construida quando os Romanos tomaram conta desta parte da inglaterra, no início da era Cristã Cidade pequena e graciosa, dá a impressão de ser um tipo

de vitrine da história e da arquitetura britânica, uma amostra do que a Inglaterra tem de melhor com muitos pontos tombados como patrimônio histórico. Foi na época dos romanos que foi descoberto a existência de diversas fontes termais, e decidiram que esta era a localidade ideal para a construção de Banhos Romanos, imensas piscinas públicas utilizadas como área de lazer. Assim, em pouco tempo a cidade tornou-se famosa graças a estas características, que serviram, entre outras coisas, para dar nome ao lugar, pois Bath significa Banho.



Quando os Romanos chegaram, no início do período Cristão, identificaram a deusa Celta "Sulis" com "Minerva", a deusa romana da sabedoria, e decidiram, em sua homenagem, expandir os templos deixados pelos Celtas, e construir novos santuários e banhos pela cidade.










A catedral de Bath é o ponto turístico mais visitado da cidade e foi construída no mesmo local onde antes havia uma igreja de origem normanda. Graças ao seu grande número de vitrais,

passou a ser conhecida como Lanterna do Oeste. Em seu subsolo há uma exposição traçando a história do Cristianismo na região, desde a civilização saxônica, passando pela normanda até chegar à idade média. Depois visite Beckford's Tower and Museum, mansão construída em 1827 pelo excêntrico milionário William Beckford. O casarão tem muitos objetos interessantes, sendo que do alto das escadarias de sua torre tem-se uma das melhores vistas de Bath.


Foi John Wood quem projetou o mais importante monumento arquitetônico de Bath. Conhecido como Royal Crescent, estas trinta mansões em estilo tipicamente inglês, seguem ao longo de uma rua em semi-círculo, e dão a impressão de fazer parte de algum cenário ambientado em fins do século 18. Todas elas são tombadas, sendo que a casa número 1 permanece como museu de época, decorado e mobiliado como era usual na Inglaterra daquele período, e está aberta à visitação pública. Outro ponto de arquitetura famosa na cidade é o Bath Circus. Projetado em 1754, este conjunto de residências geminadas em formato de círculo tem fachadas com elementos dóricos e jônicos, que fazem lembrar as origens romanas da cidade.















Na época em que Bath foi fundada, os banhos romanos eram o local onde as pessoas se reuniam para conversar ou tratar de negócios, e deram à cidade uma reputação de centro de lazer, ao contrário de outras cidades que tinham fins militares. Próximo aos local dos banhos foi construído um templo dedicado à deusa Minerva. Durante a idade media, os principais banhos de Bath - Kings Bath, Cross Bath e Hot Bath - continuaram a atrair visitantes, a maioria procurando cura para suas doenças nas águas termais da cidade. Com a chegada ao poder da rainha Victoria Bath consolida-se como lugar da moda, e passa a ser freqüentada por nomes do cenário político e literário como Charles Dickens, Jane Austen, Oliver Goldsmith, Lord Nelson e o explorador David Livingstone. Mesmo assim, os banhos públicos tinham seus críticos. Já em 1668, o escritor Samuel Pepys havia escrito uma crítica a Bath dizendo que: "Não há como esta ser uma cidade limpa, com tanta gente banhando-se junta na mesma água". Nesta época a população da cidade era de 1200 pessoas, e ao todo havia 150 estabelecimentos de banhos públicos.











Bath é famosa por seus prédios e por seus jardins muito bem tratados. Visite o Royal Victoria Park, jardim inaugurado em 1830 para homenagear a famosa rainha. Outra opção é o Parade Gardens, construído a partir de 1933, e um dos melhores pontos da cidade para relaxar. Depois vá até a Montacute House, uma mansão do século 16, considerada como uma das mais belas construções do período Elizabetano. Ela é um retrato do status que cercava seus refinados lordes proprietários, e ilustra um período em que o império britânico era o mais poderoso e influente do mundo, a tal ponto que era costume dizer-se "O sol nunca se põe sobre o Império Britânico". 
Em 1066, com a invasão das Ilhas Britânicas pelas hordas Normandas de William, Bath sofre muitos danos. Mesmo assim, a cidade continua a atrair doentes e desenganados, devido à fama de suas águas térmicas minerais.


 Transporte: O ônibus National Express da estação de ônibus Victoria é uma boa pedida

0 comentários: