quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bratislava - Eslovaquia



Aproveitando que Bratislava ficava apenas 72km de Viena fomos fazer aquele tradicional "bate e volta" até a capital da Eslovaquia


Saimos da estação de Onibus que era bem pertinho do nosso hotel Sommerhotel Wieden, por volta do meio-dia compramos nossos tickets por 14 euros ida e volta, a viagem é tranquila e rápida, faz apenas uma pequena parada no aeroporto de Viena que é no caminho para pegar algumas pessoas, mas como disse muito rápido.
O onibus nos deixa na estação de onibus da cidade (Autobusová Stanica), que fica bem pertinho do centro e, onde se encontra 90% das atrações da cidade. 


Me informei como fazia para ir até o centro que caminha pegar me disseram que era pertinho podendo ir a pé ou pegando um onibus (202 ou 205) que custou 0,70 euro que levaria apenas 6 min. como disse mt perto realmente.



Chegamos sem muita expectativas, não tinhamos programado nada, nossa intensão era percorrer a cidade sem destino se perder pelas ruazinhas que é a melhor maneira de conhecer a cidade.







E realmente foi o que fizemos, a cidade não é muito grande, muito pelo contrario, é bem pequena e fizemos tudo a pé.








Achamos tudo muito caro, tirando bebida (adorei isso!!!! kkkk) e comida o resto é extremamente caro, não sei realmente porque isso mas achamos um absurdo as coisas.
Só para ilustrar o que estou falando em todas as cidades que vamos sempre compramos um souvinier da cidade e uma bandeiria do pais. Esta foi a primeira vez que não compramos nenhum souvinier, a bandeirinha paguei 5 euros com uma dor no coração. Nos outros paises paguei em media 2 a 2,50 euros, o dobro mais caro....
Mas isso foi um detalhe porque estavamos na cidade para passar uma tarde apenas, e não iriamos gastar muito mesmo, ainda mais sabendo que comida e principalmente bebida era barato não tive muito o que reclamar......

Tudo gira em torno da cidade velha (Old town), do Restaurante Panoramico OVI Construída entre 1967 e 1972, a ponte corta o Rio Danúbio. Foram os designers J. Lacko and A. Tesar os responsáveis por criarem a mais distinta estrutura da cidade, no alto existe um mirante suspenso em forma de disco voador.(6,50 euros por pessoa para subir) onde temos uma linda vista da cidade, do Castelo e do Parlamento que fica em cima do morro com vista para o rio Danubio e logico nunca se esquecendo da Praça Central.





Ah, eu fiz um video em cima do Rest. OVI onde mostro um pouco da cidade.....




Ninguem é de ferro né....tivemos que parar para repor as energias. Achamos um bar muito legal que foi perfeito, comida boa, e cerveja melhor ainda.....Como disse olha que barato era a cerveja, tirei uma foto para não me chamarem de mentiroso.....kkkkkk
 




Depois da quarta cerveja já estava pronto para pegar o bus e voltar para viena.....

Logico que uma tarde é muito pouco e corrido, deixamos de visitar alguns pontos como por exemplo o Castelo, mas no geral conseguimos fazer e ver tudo que queriamos.
Recomendo conhecer até porque é muito perto de Viena ou Budapeste depende de onde vc esteje, não é uma cidade que vai te surpreender longe disso mais acho que o seu charme é justamente este não esperar nada de muito importante é simplesmente caminhar e ver o que acontece....




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Viena - Austria

Saimos na Sexta-Feira as 16hs do Aeroporto de Gatwick em Londres para Viena, o voo foi tranquilo durando aprox. 2 horas. 
Chegando no Aeroporto de Viena pegamos um onibus até o centro, pagamos 14 euros ida/volta que demorou 25 min. ou quem perferir pode pagar 10 euros o trem que leva 16 min. 

O bus nos deixou na praça Schwedenplatz‎ onde tivemos nossa primeira visão da cidade e gostamos logo de cara, talves por ser Sexta-feira a noite, bastante gente bonita nas ruas, enfim chamou atenção.
Como chegamos morrendo de fome, foi tbem ali que vimos o Happy Noodles (é uma barraquinha que vende comida chinesa e que irimos ver muitoooo pela cidade) e acabou sendo nossa primeira refeição em terra austriaca e como sobremesa, tomamos um dos melhores sorvetes da minha vida que era bem em frente que valeu muitoooo a pena.
Aproveitando que já estavamos ali pelo centro, aproveitamos e demos uma voltinha ali por perto mesmo, para ir conhecendo o lugar. Em seguida fomos para hotel fazer o check-in e descançar porque o dia promete!!!

Para chegarmos no hotel pegamos o metro U1 (linha vermelha) até a estação Sudbahnhof saindo da estação o hotel já era quase em frente.
Nosso hotel Sommerhotel Wieden como sempre reservei pelo Booking.com, e pagamos 105 euros por 2 noites, com cafe-da-manha incluso(poderia ser melhor mas tudo bem) a localizacao era otima prox. de tudo e tendo a estação de metro quase na porta.

Nosso primeiro dia realmente em Viena começou acordando cedo e fomos direto conhecer um dos principais pontos ou o principal ponto turistico de Viena o Palácio de Schonbrunn que se localizava prox. do nosso hotel, pegamos o metro U1 (vermelha) até estação Karlplatz e depois o U4 (verde) até a estação Schonbrunn que fica a poucos metros do palácio.

Sobre o palácio realmente é tudo o que falaram para a gente e o que li na internet, a fachada já chama atenção é muito bonito mesmo, mas sem duvida alguma na parte de tras é onde se esconde toda a sua beleza e grandiosidade, com lindos jardins, um zoologico, estufas e um labirinto. Enfim da para se divertir e fazer fotos maravilhosas.
Nada melhor que mostrar em fotos pq com palavras é dificil de descrever.....











Este Palácio tem um capitulo especial para nos brasileiros, foi onde viveu a "nossa" Imperatriz Maria Leopoldina irma de Maria Antonieta filhas de Maria Theresa.

Nosso prox. destino foi o Schloes Belvedere, mais um palacio este fica perto do nosso hotel, Foi construido para ser a residencia de verão do principe Eugen de Savoy um general que recebeu como recompensa pelas suas vitorias na Sucessão Espanhola. São 2 predios (alto e baixo em estilo barroco com lindos jardins (mas não se compara com o Schonbrunn).
Foi ali tbem assinada a Independencia da Austria em 1955.








Em seguida saindo do Belvedere fomos caminhando até a estação de onibus de onde pegamos bus para Bratislava na Eslovaquia. Passamos a tarde toda lá (post aqui).

Chegamos em viena por volta das 20hs, fomos direto para o hotel, tomamos um banho e saimos para jantar, nosso destino foi ir até o centro e procurar algo por lá. A Dani queria jantar num restaurante com a culinária local, então comida vienemense foi a nossa pedida.

PS: Queria deixar registrado a minha frustração por não poder ter ido em um concerto em viena queria muitooo ter ido mas infelizmente com a nossa ida a bratislava tivemos que abortar a ideia pq os concertos começam em torno das 18hs. Mas quem sabe teremos numa outra oportunidade, talves qd irmos para Budapeste quem sabe conseguimos dar um pulo até viena novamente!!!!!




Infelizmente nosso jantar não foi o que imaginavamos, respondo! O lugar era legal no centro, ao lado de outros restaurantes todos lotados, messinhas na rua, enfim pensamos se esta cheio deve ser bom, não é mesmo? Errado, a comida estava sem sabor algum, sem gosto, e estremamente pobre de ingredientes, realmente imaginavamos outra coisa, ainda mais qd veio a conta 30 euros!!!! 
Sai com fome....kkkkk, mas nada que um Happy Noodles (sempre ele!!!) não salvasse a noite....

Como estavamos no centro, aproveitamos a noite agradavel e caminhamos um pouco pelas ruazinhas, tiramos algumas fotos, vimos um pouco do concerto que estava passando no telão do Teatro de Opera Steatsoper que é lindo....




Domingo, nosso último dia, acordamos cedo tomamos café e fizemos o check-out por volta das 9:30hs e deixamos nossas mochilas no hotel mesmo. Então partimos para Kunsthaus Wien. Para chegar lá pegamos metro U1 até Schwedenplatz e lá pegamos o bonde linha 1 em direção Prater Hauptalle até Hetzgasse.

Projetado pelo artista Hundertwasser este lindissimo prédio é todo colorido, organico, a forma desigual, o contraste enfim tudo chama atenção e não tem como não achar lindo. O prédio é ocupado por moradores, mas ao redor tem cafés, lojas, e um pequeno "village" com várias lojinhas que vende souvenirs, alguns bem caros por sinal!!! Tiramos otimas fotos.











Quando entramos para comprar uns souvenirs demos conta que ficamos sem money....isso mesmo esquecemos de trocar dinheiro, tivemos que voltar para o centro e achar uma casa de cambio, nada de muito preocupante pois teriamos que voltar mesmo para ver as outras atrações.




Despois de trocar dinheiro, o nosso Tour por Viena começou, o centro é onde se encontra 70% dos pontos turisticos.

Stephansdon - É a catedral de Santo Estevão é o simbolo de viena, quando a segunda guerra terminou este foi o primeiro monumento a ser restaurado.








Em seguida caminhando pelo calçadão principal chegamos no Teatro de Opera Steatsoper mais famoso da Austria e sem duvida um dos mais lindos tbem...




 Pegando a rua lateral, em poucos metros encontramos o Museu Albertina onde se encontra mais de 50.000 desenhos de aquarelas e, quadros de renomados pintores, como Renoir, Monet, Picasso. na parte de tras do Museu existe um lindo espaço onde abria um belissimo café que chama muita atenção. Sensacional!!!! ahhh encontramos uma Estatua do Mozart.


 





Saindo pelo portão principal do outro lado da rua, encontramos o que eles chamam que quadra dos museus, temos Kunsthistorisches (Museu de Belas Artes), Naturhistorishes (Museu de Historia Natural) e por fim o Museu Squartier onde foi o Estábulos imperiais e onde hoje abriga Leopold Museu e o Momuk ao redor encontramos, cafés, cadeiras para descanço, Internet free, lojas enfim uma area dedicada a cultura e a arte.











Do outro lado da rua, encontramos A Casa onde os Habsburgs os imperadores da Austria moravam, foram um das familias mais influentes de toda a Europa por seculos, é como se fossem os Kennedys para os Americanos.  






Ao lado da Casa do Habsburgs temos o Parque Volksgarden um lindo parque que demos sorte de estar todo florido com lindas roseiras....aproveitamos para dar uma descançada e repor as energias e comer tbem (sempre ele o Happy Noodles).





Como disse tudo pode ser feito a pé pois é tudo muito perto, vc sai de um museu e é so atravessar a rua e ja esta em outro ou anda 100m e já da de cara com uma igreja ou momunento....esta é viena, a cada passo ela se surpreende. Enfim após nosso descanço, em frente do parque encontramos o Parlamento Austriaco um magnifico predio do seculo XIX todao branco e que chama muita atenção, com estilo grego para homenagear a democracia.




Ao lado encontramos a Prefeitura a fachada é espetacular na frente a um espaço onde sempre acontece algum evento, como feiras, musicais enfim para chamar a população para lá, no dia que passamos havia um Circo.


 

Na frente da prefeitura encontramos a belissimo teatro Burgtheater.



Em seguida e ultimo ponto turistico encontramos a Igreja Votive que estava em reforma e onde ficamos ali tomando um sol e descançando por alguns minutos. 




Como nosso roteiro por pontos turisticos tinha terminado, resolvemos pegar o Tram (trem eletrico) e andar sem destino pela cidade, para aproveitar o tempo, já que nosso voo para Londres era so as 20hs. então tinhamos um bom tempo ainda pela frente.....
Paramos não sei onde kkkkk perto do Billa (principal rede de supermercado, vc vai ser por todos os lugares) e decidimos comprar uns petiscos e bebida e ficamos lá sentados numa praça apreciando o povo passar e a cidade......

Adoramos a cidade, com certeza uma das mais bonitas que visitamos, e sempre será guardada com muito carinho pq foi em Viena que a Dani passou o aniversario dela.