domingo, 22 de maio de 2011

Cambridge

O dia amanhece ótimo com céu azulzinhu sem uma nuvem, mas com o passar do tempo deu uma nublada e um vento chato tomou conta do dia todo.....

Peguei o trem saindo de Liverpool Street as 8h40 uma viajem de 1h30 até chegar em Cambridge. Ah mas antes tenho que contar que esta viajem fiz "alone" sozinho apesar de ter comprado passagem para dois. A Dani na última hora decidiu que nao queria ir, pois tinha feito dois "double shift"  e queria ficar o domingo em casa para descansar Enfim como disse fui sozinho, não iria deixar de ir não é mesmo?

Chegando na estação de trem, vejo um onibus saindo correi para nao perder, não que o centro seja longe muito pelo contrário era pertinho mas como quis ganhar tempo entrei achando que iria para o centro.
Estava errado (eu conto!!) achando que estaria indo pro centro, o bus foi justamente ao contrário, saindo da estação era pra dobrar a direita e ele foi pra esquerda, pensei há ele vai fazer um caminho mais longo, mas beleza....
Doce ilução quando vi ele pegou uma reta que era uma auto-estrada, pensei com meus botões (fudeu!!rs) perguntei para o rapaz do meu lado ele me disse que o bus não iria para o centro, e sim para Duxford uma cidade vizinha 10 miles de cambridge onde tem o Museu da Aviação Britanica. Quando chegamos perto realmente me impressionei com o Museu, era enorme com uma pista para os avióes decolarem.....muito legal!!! Até tempo, já que estou aqui mesmo agora vou aproveitar, me parecia ser muito legal. Pensei rápido e achei melhor deixar para a próxima, já que minha ideia era conhecer cambrigde. Me informei com o motorista, como fazia para voltar para cambridge, disse que tinha pego o bus errado pois queria ir para o centro. Ele deu uma risada, e disse que iria voltar para a estação de trem novamente, que eu poderia ir com ele. Pensei OK perdi um tempinho, mas no fim fiquei sabendo desta outra atralçao (museu) que como disse deve ser muito legal e com certeza vou me informar melhor sobre o lugar, para ai sim, ir conhecer!!!!!!

Bom, chegando novamente na estação de trem, descidi ir caminhando (ainda bem!!!rs) realmente não sei porque subi naquele bus, pois era realmente pertinho, não deu 10 min. até a praça central da cidade.
Indo em direção a praça, encontramos uma linda igreja, que se chama St Andrews Catholic Church, sua última reforma foi em 1841 que esta com a aparência de hoje.



Só fazendo um introdução para entender sobre os colleges.

A Universidade de Cambridge funciona nos mesmo moldes que Oxford (e como a maioria das unversidades Inglesas) e é dividida em Colleges (faculdades) onde temos ao todo 31 colleges, que sao na verdade mini universidades. Entao ao andar pela cidade, vc nao ve A universidade, e sim os seus inumeros colleges. E ao contrário do que temos no Brasil, onde cada faculdade é especializada numa area (ex. Faculdade de Medicina, Faculdade de Comunicaçao etc), na Inglaterra as universidades mais antigas tem essa subdivisão, então vc pode estudar na Universidade de Cambridge e fazer faculdade de Economia (por exemplo) no Kings College ou no Queens College.

O primeiro College que avistamos é o Queen’s College, fundado em 1448 em homenagem a Rainha Margaret de Anjou, esposa do rei Henry VI. O College é todo construido com arquitetura Tudor, muitos jardins internos e teve dois alunos ilustres: os matematicos Erasmus (onde é possivel visitar a torre onde era seu apartamento), e Isaac Newton, que diz a lenda construiu a “ponte matematica” que cruza o rio Cam (o Queens é o unico college que cruza o Rio) usando angulos, tangentes e triangulos, criando um arco perfeito sem usar um unico prego. Ao longo dos seculos, varios outros alunos tentaram desmontar e reconstruir a ponte, mas nunca conseguiram reproduzir a perfeiçao de Isaac Newton sem usar pregos e parafusos!




Subindo a rua principal, chegamos no Kings College é o maior e esta bem no centro da muvuca. Para mim foi o que mais me chamou atenção tbem achei o mais bonito!!!!






Só que dei azar que era período de provas dos alunos e para entrar dentro dos colleges estava fechados para os turistas.

Na frente do Kings College temos a Great St. Mary's Church debruçado sobre o mercado local, esta maravilha arquitetônica foi construída em 1478 com grande parte da sua construção e decoração no estilo Tudor. Henry VII doou mais de cem carvalhos para construir SEU próprio telhado.


Atrás da igreja temos um mercado central onde tem várias barraquinhas.



Continuando a rua Kings Parade, chegamos na Trinity College que é o college mais rico e maior da Universidade com um patio/jardim interno de 2 hectares. O college foi fundado por Henry VIII, que foi o principal rei da dinastia Tudor (estatuas de Henry VIII estao por todas as entradas do college) e tem a lista de ex alunos mais impressionante de todos, com 31 premios Nobel, nas mais variadas categorias. O Trinity College tambem estava fechado para turistas, mas lá dentro esta a maior , e a biblioteca foi projetada por Sir Christopher Wren, o mesmo arquiteto que desenho a Catedral de Saint Paul, em Londres.



 

Ao lado temos o St John College um dos mais tradicionais so para vcs terrem uma noção aqui se formaram 9 ganhadores do Premio Nobel, 6 Primeiro Ministros da Inglaterra, 3 arcebispos, pelos menos 2 principes e 3 santos. Ta bom ou quer mais.....



 
 

 
Próximo ao Kings College temos o Pub The Eagle, que o mais importante da cidade e um dos mais antigos tbem, esta na sexta geração de propriedade da mesma familia este tempo todo.




Do outro lado encontramos o Rio Cam (por isso que o nome da cidade é Cambridge) uma outra opção de passeio, principalmente em epocas que os colleges estão fechados





Para vc que tem um dia off e quer fazer um day trip realmente recomendo!!!!
Ahhhh não pude deixar de tirar uma fotos das bicicletas. esqueci onde coloquei a minha!!!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Boa semana começa assim......CAMPEAO




Falar o que deste time que só me da orgulho.....meu INTERNACIONAL!!!!
Que é o único time do BRASIL, campeão de TUDO?
Que nos últimos 10 anos, foram 14 títulos?

2002: campeão gaúcho
2003: campeão gaúcho
2004: campeão gaúcho
2005: campeão gaúcho
2006: campeão da Libertadores e do MUNDO
2007: campeão da Recopa
2008: campeão gaúcho, da Copa Dubai e da Copa Sul-Americana
2009: campeão gaúcho e da Copa Suruga
2010: campeão da Libertadores
2011: campeão gaúcho

Tudo isso é ótimo, lógico!!! 
- Mas confesso que ganhar do Gremio dentro do Olímpico, de virada!! Realmente tem um gostinho especial...não tem preço!!! Chora gremio...é o que resta!!!!

Agora é esperar pra ver qual será o próximo título....

Parabens INTER orgulho do Rio Grande!!!!!
Eternamente COLORADO!!!!!



sábado, 14 de maio de 2011

Viajar todos os meses do ANO!!!!! 2011

Ano passado "2010" foi o primeiro ano que passamos inteiro aqui em Londres, e mesmo assim não tinhamos condições de viajar porque estavamos com os nossos passaportes no HomeOffice por causa do visto da Dani. 
E confesso que isso foi um sofrimento por vários motivos um para saber se iria dar tudo certo com o visto e outro porque não podiamos viajar pq sem passaporte não tem como!!!! 

Então quando o passaporte chegou com o visto da Dani de 5 anos eu prometi para mim mesmo, que 2011 seria um ano que em todos os meses do ano eu e a dani iriamos viajar para alguma cidade do interior da Inglaterra ou conhecer um país novo. 
E até este momento estou conseguindo....

Jan - Paris e Roma
Fev - Amsterdam
Mar - Praga
Abr- Stratford Upon Avon/UK

Estamos com compromissos agendados até setembro já......faltando definir outubro e novembro!!!!
Ahhhh sem contar que em Dezembro TUDO indica que vamos para o Brasil depois de 2 anos. Na real a gente chegou aqui em Londres e não fomos nenhuma vez ainda para o Brasil. Família já esta cobrando......rs!!!!!

Mas é isso este ano tenho este compromisso comigo mesmo......e ca entre nós estou adorando isso!!!!! 

Mas não é fácil, são horas na frente do computador entrando nos sites das companhias aereas para pesquisar melhores preços, decidir destino, procurar hotel com uma boa localização e preço enfim são horas e horas, mas confesso que adoro isso tudo. Ficar pesquisando, ainda mais que a Dani não é chegada nisso, acaba ficando tudo para eu decidir e providenciar as coisas......

Ahhhhh sei que devem estar curiosos para saber para onde vamos, mas não vou contar não...kkkkkk!! 
Sei que é maldade mas vou manter o mistério!!!!!!
Só digo que a nossa próxima viagem será semana que vem: Destino Cambridge
Até lá então!!!!

domingo, 1 de maio de 2011

Stratford-Upon-Avon

Como a Dani estava de Off hoje, resolvemos fazer um passeio pelo interior. O lugar escolhido foi Stratford-Upon-Avon, num primeiro momento pode-se passar despercebido sem ninguem saber do que se trata. Só que quando falamos que seu "filho" ilustre se trata de William Shakespeare tudo muda!!!

2 horas no trem
Estação da cidade
  
Então esta cidadezinha onde Shakespeare nasceu fica 2h de Londres e a gente nem se da conta do tempo admirando as paisagens pelo caminho que são muito bonitas. A cidade tem este nome pq esta a margem do Rio Avon, que por sinal é muito bonito com um parque nas duas margens onde o pessoal faz picnic, tem barquinhos para alugar e navegar. A tarde estava ótima pra fazer tudo isso.

A cidade é pequena tudo pode ser feito a pé, deste a chegada na estação de trem em poucos minutos já esta no centro. Primeiro fomos numa das principais avenidas da cidade, onde por sinal estava fechada com um feirinha bem bonitinha e onde se encontra tbem a Casa onde Shakespeare nasceu.

Nossa primeira vista da cidade
muito legal esta feirinha
Casa onde Wiliam nasceu
Casa do Wiliam
antigoooooooo
Feirinha

Por sorte nossa (5 seculos depois!) Shakespeare nasceu numa familia de muita influencia na região (apesar de nao nobre) e sempre foi reconhecido e respeitado como comerciante, escritor e poeta, e por isso sua historia nao foi perdida ao longo do tempo.
Mas o verdadeiro motivo que permitiu que William Shakespeare tenha se tornado no artista que o tornou conhecido foi justamente seu pai: John Shakespeare era um comerciante muito bem sucedido, e portanto fazia parte do “Guild” da cidade (tipo a prefeitura) o que permitia que seu filho tivesse acesso a educação e aulas de gramática – coisa que não era comum para crianças não-nobres.
Uns anos depois de seu casamento, a família Shakespeare teve dificuldades financeiras, e por ser o único filho e homem, William foi para Londres tentar a sorte – deixando os pais, a esposa e os 3 filhos para trás. E foi justamente isso que o levou a Londres e o transformou no artista que conhecemos até hoje.
Em Londres, William Shakespeare, fundou uma companhia de Teatro, usando como roteiro suas historias e poesias – isso tudo numa época em que teatro e cultura só eram acessivéis a nobreza e alta burguesia (ou seja, quem tivesse muito dinheiro).

A escola onde Shakespeare estudou
funciona como escola até hoje!
Royal Shakespeare Teather
Royal Shakespeare Teather

Stratford-Uppon-Avon existe como cidade, com a organização que vimos hoje ha mais de 1000 anos, mas antes disso já tinha sido uma próspera cidade comercial Romana por outros 1000 anos antes! E alias foi justamente essa cidade Romana que gerou o nome da cidade – “estrada sobre o rio Avon”!
Lugar onde acontecia os grandes eventos e cerimonia da nobreza
Detalhes da "Sheep Street" (Rua das Ovelhas)
Detalhes da "Wood Street" (Rua da Madeira)
 Já no poder dos Saxões, no seculo 11 a cidade foi transformada oficialmente em cidade mercado e até hoje muitos predios são construções originais em estilo Tudor, dos seculos 12, 13, e 14 as ruas ainda se chama “Rua das ovelhas”, “Rua da madeira”, “Rua da Lã”, “Rua dos vegetais” etc assim como o mercado Medieval era estruturado.
Depois de um pouco de história resolvemos dar uma voltinha de barco pelo Rio Avon muito agradável com céu azul e sol foi mais que perfeito.

Rio Avon
Aproveitando o dia de sol
 
Pessoal ao fundo fazendo picnic com música ao vivo....

Bandinha animando a galera
Passeio pelo Rio Avon
Umas casinhas a margem do rio
Após o passeio que durou 45min. fomos almoçar pois a fome já tinha batido. Neste momento eu e a Dani tinhamos opniões diferentes, eu queria comprar umas coisas gostosas no super que tinha pertinho e fazer um picnic, como todo mundo por sinal, pois ficar um tempo deitado na grama sobre o solzinho e ficar admirando a vista era uma excelente pedida. Já a Dani queria ir num Restaurante Italiano só que ela jogou baixo....rs (explico) para encerar o assunto ela falou que o almoço seria por conta dela que ela queria levar o maridinho para almoçar. Com isso não deu pra dizer outra coisa a não ser "ok" amorzinho vc venceu......kkkkkkkk

Por fim depois de barriga cheia, demos uma última volta pela margem do Rio Avon antes de irmos para a estação de trem e voltarmos pra londres.
Agora é se preparar para o próxima viagem que será para Cambridge.